Como parar de fumar: o guia definitivo

De fato, diversos fumantes querem parar de fumar, mas ainda assim, não sabem por onde começar.

Entre todas as mais de 4.000 substâncias químicas que estão presentes no cigarro, mas uma delas é a principal responsável por provocar a dependência química: a nicotina. Essa substância é tão viciante quanto drogas ilícitas como a cocaína e a heroína.

De efeito extremamente rápido, a nicotina atinge o cérebro em apenas alguns segundos, liberando dopamina e endorfina, substâncias essas responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.

Dessa forma, o cérebro passa a associar o cigarro às boas sensações que a nicotina pode trazer em curto prazo e, caso o organismo não receba mais a substância, o corpo entra em abstinência, o que pode provocar fortes sintomas.

Esses sintomas vão desde a dor de cabeça, irritabilidade e insônia até tremores, fadiga e dificuldade de concentração, e são por esses sintomas que é tão difícil conseguir parar de fumar.

Ademais, quando levamos em conta todos esses sintomas, conseguimos entender por que é tão difícil parar de fumar.

Se você deseja de fato abandonar o cigarro é importante saber que não poderá fazer isso sozinho, você precisará de apoio de familiares e amigos, medicamentos para parar de fumar e muita força de vontade e determinação.

Principalmente a terapia pode também ser importante uma vez que te ajudará a lidar com os sentimentos que vem com essa mudança e poderá te mostrar a origem do seu vicio, além de ensinar mecanismos para lidar com os próprios sentimentos e situações gatilho.

Fumar quando se está estressado é muito comum, mas você deve aprender a aliviar a tensão do dia de outra forma. Procure um novo passatempo que goste como correr, caminhar, nadar, ler ou escrever. Entretanto, é importante se manter ocupado e ativo, e por esse motivo a prática de atividades físicas é tão importante.

Como parar de fumar?

Planeje

Primeiramente, planejar é essencial. Responda a perguntas como: Qual medicamento para parar de fumar vou utilizar? Qual será o melhor método para minha personalidade e estilo de vida? O que posso fazer quando sentir vontade de fumar? Para quem posso ligar para conversar em momentos difíceis?

Faça uma lista

Em segundo lugar, escreva todos os motivos pelo qual você quer deixar de ser fumante. Mantenha essa lista em um lugar onde você pode ver a todo o momento.

Escolha uma data

Por fim, escolha um dia específico para começar. A data deve estar próxima e assim você saberá quando pode fumar pela última vez.

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